Condicionantes sociológicos do assédio moral:
- lucro a qualquer custo - sociedade de mercado o regra do mercado globalizado (neoliberalismo);
- novas estruturas de negócio (com fusões, aquisições, grupos e consórcios, carteis de fato);
- cultura da 'normopatia': nada mais surpreende as pessoas e tudo é visto como normal, seja para o bem ou para o mal;
- baixos salários, flexibilização e baixa ou pouca proteção do trabalhador;
- temor do desemprego num mercado de concorrência acirrada por postos de trabalho.
No assédio moral a intenção é a ruína, a destruição da pessoa sistematicamente submetida e essa conduta. Se não houver esse objetivo de aniquilamento, então será outra modalidade de dano, mas não o assédio moral.
Bibliografia sugerida:
Assédio Moral - Um Manual de Sobrevivência - Ana Parreira (2ª ed., 2010, Ed. Russell)
http://www.livrarialacier.com.br/assedio-moral-um-manual-de-sobrevivencia-ana-parreira-2-ed2010.html
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