sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Contempt of Court (desobediência judicial)

No site da AmatraXV está mais um brilhante trabalho de Guilherme Guimarães Feliciano, com o seguinte título: “CONTEMPT OF COURT” NO PROCESSO DO TRABALHO: ALTERNATIVA PARA A EFETIVIDADE.

O instituto do contempt of court é alvo de debates recentes na doutrina trabalhista brasileira. Bem por isso, justifica nosso conhecimento e um leve aprofundamento, perfeitamente possível através da leitura deste artigo.

Acompanhe o resumo do artigo, pela lavra de seu autor:

"Resumo: O artigo discute o déficit de efetividade que ainda contamina o processo do trabalho e propõe, como alternativa geral para o resgate da autoridade e da imperatividade dos julgados (mormente no âmbito do processo laboral, em que se executam créditos de natureza alimentar), a institucionalização do “contempt of court” no direito processual brasileiro, com todas as suas sanções características (advertências, multas e restrições curtas de liberdade). Por esse caminho, insiste ainda uma vez na releitura da norma permissiva do artigo 5º, LXVII, in fine, da CRFB."

Fica a dica de aprimoramento para os colegas que acessam o Hierarquia Dinâmica. O artigo está no seguinte sítio da internet: http://www.amatra15.org.br/ (clicar na seção 'produção científica' do menu principal).

O Hierarquia Dinâmica parabeniza e muito agradece ao douto Guilherme Guimarães Feliciano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário